Bom pessoal hoje vou demonstrar como migrar um Servidor de Hyper-V de uma forma rápida e fácil.
Bom no cenário foi mantida os VHDX no mesmo local. Só foi feita a troca da máquina com a mesma Arquitetura de Processador.
Temos por padrão os arquivos XML e todas as informações na pasta C:ProgramDataMicrosoftWindowsHyper-V na qual essa é a pasta que mostra todos os dados de máquinas virtuais.
No caso abaixo vou mostrar migrar as máquinas do meu Servidor chamado Ultra.
Para meu servidor chamado “Hyper-V” que não tem nenhuma máquina virtual
Pontos Importantes
Aonde está a mágica? No meu servidor “Ultra” teremos que copiar a pasta chamada “C:ProgramDataMicrosoftWindowsHyper-V” para uma pasta local dentro do Servidor podendo ser no desktop pois esta pasta não tem direito de cópia para a rede.
E essa cópia tem que ser feita com o Serviço do Hyper-V em Status de “Parado” nos dois servidores.
Iniciar a transferência via rede para outro Servidor fora da pasta padrão sendo copiado no Desktop.
Após o termino da Transferência para o outro servidor abra o caminho “C:ProgramDataMicrosoftWindowsHyper-V” e copie tudo o que você transferiu do outro servidor. Após o termino abra o Hyper-V inicie o Serviço e verá todas as máquinas virtuais conforme na mensagem abaixo do Servidor de Hyper-V.
Dicas Importantes
Para quem trabalha com bastante Máquinas Virtuais é importante que seja realizado backup desta pasta nos Servidores de Hyper-V caso haja problema de perder seu servidor pode ter uma resolução mais rápida.
É bom sempre manter o mesmo caminho de rede ou letra do compartilhamento ou ISCSI Target dentro do Windows para não ter o mesmo problema.
O mesmo para as placas de rede.
Bom pessoal espero que tenham gostado, e até o próximo post.
Jefferson Castilho
Certificações: MPN | MCP | MCTS | MCTIP | MS | MCT
Blog: http://jeffersoncastilho.wordpress.com