Reduzindo tamanho da Pasta WINSXS

Reduzindo tamanho da Pasta WINSXS

Bom pessoal hoje vou demonstrar para os Administradores de Redes uma solução de como aumentar o Espaço em disco do “C:” de seu Servidor ou Estação de Trabalho.
Para isso iremos remover os arquivos da pasta chamada Winsxs que fica localizada na sua unidade C: de seu computador ou Servidor.

O que é a Pasta WINSXS?

Ela é uma pasta que fica dentro do Diretório “C:Windows\Winsxs” que ela é detentora de todos os seus arquivos dos binarios de instalação do Windows e serviços de Updates do Windows.

Para que serve a WINSXS?

Ela serve para Armazenar as versões de arquivos para manter uma compatibilidades de vários programas.

Temos um outro artigo que fizemos para o Windows Server 2012R2.

Diminuindo o tamanho da pasta WINSXS no Windows Server 2012 R2

Ponto importante
É bom saber que não podemos excluir a pasta WINSXS direto pelo Explorer, podendo acarretar grandes problemas no Sistema Operacional.
Abaixo segue o procedimento para reduzir os dados de que podem ser liberados de 4GB a 7GB.
Para iniciar o processo terá que abrir o “CMD.exe” em modo de Administrador.
Após abertura terá que digitar o comando abaixo e pressione “enter”
dism /online /cleanup-image /spsuperseded
Tamanho Winsys
Este procedimento acima pode demorar de 5 a 15 Minutos dependendo do Estado e Tamanho da Pasta.
Quando o procedimento for finalizado ficará igual imagem abaixo.
Tamanho Winsys
Depois do procedimento acima, podemos executar mais alguns comando que ajudam na Limpeza.

Takeown /f %windir%winsxsManifestCache*

 Tamanho Winsys

Icacls %windir%winsxsManifestCache* /GRANT administrators:F

 Tamanho Winsys

Del /q %windir%winsxsManifestCache*

Tamanho Winsys

Reduzindo tamanho da Pasta WINSXS

 

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Em caso de dúvidas ou problemas na execução, pode deixar seu comentário que em breve responderemos.
Obrigado e até o próximo post.
Jefferson Castilho
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28 Comments, RSS

  1. Não sabia o que era essa pasta até chegar aqui. Muito obrigado! Post muito bom!
    Só não consegui efetuar as duas últimas operações.
    —- Icacls %windir%winsxsManifestCache* /GRANT administrators:F
    administrators: Não foi feito mapeamento entre os nomes de conta e as identificações de segurança.
    Processados com sucesso 0 arquivos; falha no processamento de 1 arquivos
    —- Del /q %windir%winsxsManifestCache*
    C:WindowswinsxsManifestCache6d25c3960bca174_blobs.bin
    Acesso negado.

      • Amaury Barreto

        Mesmo problema de Daniel, segue:
        Não sabia o que era essa pasta até chegar aqui. Muito obrigado! Post muito bom!
        Só não consegui efetuar as duas últimas operações.
        —- Icacls %windir%winsxsManifestCache* /GRANT administrators:F
        administrators: Não foi feito mapeamento entre os nomes de conta e as identificações de segurança.
        Processados com sucesso 0 arquivos; falha no processamento de 1 arquivos
        —- Del /q %windir%winsxsManifestCache*
        C:WindowswinsxsManifestCache6d25c3960bca174_blobs.bin
        Acesso negado
        Estou executando o CMD como administrador conforme vc respondeu a ele, mesmo assim persiste isso. O que eu notei de diferente é que no seu cmd prompt está: c:users/administrador>… No meu está (mesmo no modo administrador): C:Windowssystem32>… Não sei se esses caminhos tem alguma influencia na execução destes comandos.
        Minha pasta estava com 19 GB reduziu para 9GB com a limpeza, mas continuo achando estranho a presença de muitas pastas com o nome de:
        – amd64_1394.inf.resources_31bf3856ad364e35_6.1.7600.16385_pt-br_c04c15dca8449bde
        – amd64_1394.inf_31bf3856ad364e35_6.1.7601.17514_none_59555c0e1c877c53
        – amd64_61883.inf.resources_31bf3856ad364e35_6.1.7600.16385_pt-br_938e543f33fa96ef
        São várias pastas dessas e que totaliza ao final cerca de 9 GB.

        • Amaury,
          Entendi a questão realmente alguns arquivos ainda continuam pois o WINSXS é um repositorio aonde ficam todos os arquivos de sistema. Isso é normal.
          Espero ter ajudar.
          Obrigado

  2. Ramon

    Daniel, Eu também não consegui os dois últimos comandos. Daí resolvi passar como parâmetro ao invés de “administrators:F” o meu nome de usuário “Ramon:F” e funcionou!

  3. Eduardo Xavier

    Bruno o erro que está dando é o erro 87 com o seguinte frase :
    A opção spsuperseded não é reconhecida neste contexto.
    para obter mais informações, consulte a ajuda
    o arquivo de log DISM pode ser localizado em C:…..
    obs: Escrevi o codigo respeitando os espaços em cada comando dism /online /cleanup-image /spsuperseded
    tem alguma coisa que possa estar dando problema … muito obrigado pela atenção Kevner

  4. Cleiton

    após o primeiro comando, recebi a mensagem
    A limpeza de service pack não pode continuar: arquivos de backup do service pack não encontrados.
    a operação foi concluída com exito.
    Como posso corrigir isso

  5. Gabriel Menezes

    Meu caro tentei o procedimento e retorna a mensagem de que não poderia continuar (arquivos de back up do service pack não encontrados. No entanto abaixo da frase “Ferramenta de Gerenciamento e Manutenção de Imagens de Implantação” estão definidos:
    versão 6.1.7600.16385
    versão da imagem 6.1.7600.18489
    Como a versão da imagem é diferente da versão, não deveria realizar a operação de limpeza?

  6. Muito bom Jefferson, me ajudou muito, porém gostaria de ressaltar, tive que logar realmente como administrator e utilizei o cmd pois com o powershell tive erros, principalmente referente ao uso de variavel %%

  7. Ricardo Lins

    Estou com o Windows 8.1 instalado e após a instalação de várias atualizações, a pasta ficou com mais de 10GB. Executei o comando Dism.exe /online /Cleanup-Image /StartComponentCleanup e demorou horas para finalizar (usando SSD). Esse comando que citei abrange todos os apresentados nessa página?

  8. Thiago Vieira

    Jefferson.
    Foi muito útil sua postagem e pode até ficar mais facil.
    Se você simplesmente abrir um bloco de notas e digitar:
    dism /online /cleanup-image /spsuperseded
    Takeown /f %windir%winsxsManifestCache*
    Icacls %windir%winsxsManifestCache* /GRANT %User%:F
    Del /q %windir%winsxsManifestCache*
    pause
    exit
    E após isso salvar o arquivo com nome WinSXS.bat. Basta executar o arquivo como administrador e pronto, todas as etapas serão feitas automaticamente.
    Obs: Adicionei o comando “pause” para que se possa ver caso ocorra algum erro.
    Obs²: Mudei comando lcacls para “%User%” ao invés de “Administrador”para identificar automaticamente o nome de usuário, resolvendo assim problema com comando.
    Espero ter ajudado!
    Thiago Vieira – CEO da TTI Softwares, Web Designer, Técnico em TI.

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